terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Tesouro Direto - Emprestando dinheiro pro governo



O tesouro direto é o sistema que o governo criou para sanar suas dividas, ou pelo menos dar um jeito de paga-las, nele qualquer pessoa, tanto jurídica quanto física, pode assumir uma parcela da divida que denomina-se título com a premissa de que o governo devolverá seu capital no futuro adicionado de juros, esses juros podem ser pre-fixados na qual o investidor tem conhecimento da taxa que será paga sobre seu capital ou pós-fixado no qual a taxa acordada é atrelada há algum índice e só será efetuada no momento do resgate do título. Além disso, há títulos que tem sua rentabilidade atrelada aos dois modos, uma parte é pre-fixada e a outra é pós-fixada. E de quebra ele é usado como controle para a inflação ou tentativa de controle.



Essa imagem é do site do tesouro direto e contêm as informações que você precisa saber em relação aos títulos: na primeira coluna, temos os nomes dos títulos e por ele sabemos qual tipo de rentabilidade estamos escolhendo. Na segunda coluna, temos os vencimentos dos títulos e é nessa data que o governo se compromete a te devolver o capital investido adicionado dos juros acordados. Na coluna de rentabilidade é a rentabilidade que o governo determina que será os juros para o título correspondente, essa rentabilidade é dada ao ano. Os títulos podem ser comprados fracionados, ou seja, você pode adquirir partes do título e não ele inteiro, na coluna valor mínimo mostra o mínimo permitido para se investir nesse título, por regra, o mínimo é 1% do valor presente do título ou 30,00 reais, seja qual for o maior. E por fim, no preço unitário é o valor presente do título.


Tesouro Selic



O tesouro selic é o título que sua rentabilidade é indexada a taxa selic, logo se o copom decide diminui a selic, diminui-se a rentabilidade desse título, é o título do governo totalmente pós-fixado. As vezes, ele pode ser comprado com ágio ou deságio, tento sua rentabilidade atrelada a uma parte pre-fixada, nessa imagem ele não esta nem com ágio nem com deságio.


Tesouro Prefixado



Como o nome sugere, a rentabilidade dos títulos do tesouro prefixado são totalmente prefixados, nele você já sabe qual a taxa acordada de juros na hora da compra. Por exemplo, no tesouro prefixado 2021, caso você compre hoje, a taxa de juros para o período que você permanecer com ele será de 8,83% ao ano, faça chuva ou faça sol.

Apesar de serem prefixados eles seguem a direção que selic vai, ou seja, suas taxas sobem e descem de acordo se a selic sobe ou desce, outra coisa sobre esse título, se você manter o título até o vencimento o valor futuro desse título será sempre 1.000 reais, a diferença desse valor futuro com o valor presente é o que você ganhará de juros. Por exemplo, no tesouro prefixado 2025, comprando hoje você pagará 520,77 reais e no dia 01/01/2025 receberá de valor bruto 1000 reais o que da 479,23 reais de rentabilidade.

Lembrando que essa é uma relação de compra e venda, você esta comprando um título, e títulos não são infinitos, e há oferta e demanda sobre eles também e com isso impacta o preço unitário de cada título.

Além disso, você não precisa esperar até o vencimento para se desfazer do título mas você pode perder dinheiro ou até ganhar mais dinheiro que o acordado, lembrando que se você levar até o vencimento, não correrá esse risco de mercado.

Vamos entender, se você comprou o título prefixado 2025 na data da imagem, por 520,77 reais, e durante esse tempo a selic foi diminuindo, logo a rentabilidade desse título também foi diminuindo mas lembre-se que na data do vencimento o governo terá que pagar 1.000 reais, para que essa conta bata ele vai ter que subir o preço unitário do título, assim assumindo que você tenha esse título, dois anos depois com a serie de diminuição das taxas selic e de oferta e demanda, o preço unitário do título esteja 720,00 reais e se você vende-lo sua rentabilidade total foi de 38,25% em dois anos! Mesmo que o acordo tenha sido 9,97% ao ano.

Por fim, é como se você tivesse comprando hoje 1.000 reais para uma data futura por título.

Nota: O prefixado com juros semestrais quer dizer o que sugere, os juros serão pagos em partes a cada 6 meses, até que no vencimento você recebe de volta o capital e a última parte dos juros. A tabela de Imposto de Renda entre nesse título, então você pagará mais IR sobre os primeiros juros.


Tesouro IPCA



O Tesouro IPCA é vendido com uma parte prefixada, que é mostrada nessa tabela do site, mais o IPCA do período. O governo também pagará 1.000 reais no futuro por cada título porém serão 1.000 reais de 15/07/2000, ou seja, o tesouro IPCA+ 2035 te pagará 1.000 reais de 15/07/2000 corrigido por 35 anos de inflação. Essa correção é feita todo mês e pode ser vista no site do tesouro direto. 

Por ter uma parte prefixada, todo o tramite dos tesouros prefixados também se aplicam para esse tesouro IPCA, além disso é através dessa parte prefixada que é feita o desconto do título no valor presente para que você tenha mais dinheiro no futuro.

Em geral, esse título é destinado para quem quer se proteger da inflação pois como esta sendo mensalmente corrigido pelo IPCA e você ganhará uma parte da rentabilidade prefixada a mais que a correção, não há como ganhar menos que a inflação.

Para mais detalhes de precificação de títulos do tesouro direto: clique aqui.